Produtores de frutas da Bahia criam estratégias para enfrentar a Covid-19

Frutas e estratégias para a Bahia
Maurício Maron

Um dos segmentos da agricultura mais atingidos com os impactos do coronavírus no Brasil, conforme divulgado no Boletim da Confederação Nacional de Agricultura, no final do mês de março, a fruticultura tem se dedicado a garantir o abastecimento, mas a queda do consumo interno e a suspensão das exportações preocupa os produtores baianos.

O estado da Bahia é o segundo maior produtor de frutas do país, com mais de 3,3 milhões de toneladas ao ano e R$ 4,1 bilhões em valor de produção, o que representa 12,2% do mercado nacional, atrás apenas de São Paulo. Os principais importadores de frutas do Brasil são os Estados Unidose os países da União Europeia.

Para o produtor de manga Rogério Martins, que atua no Vale do São Francisco, a época é de reavaliar os processos, criando estratégias para garantir a sustentabilidade do negócio neste momento de pandemia.
“Antes mesmo da pandemia chegar aqui no Brasil, já estávamos exportando 20% da capacidade. Agora, por conta dessa situação, estamos escoando com um preço muito abaixo do praticado anteriormente. Um quilo da manga que vendíamos por R$ 2.50, está sendo vendido por R$ 1, agora”, conta.

O produtor falou ainda que o preço das frutas está em queda há quatro semanas e está em contato com os exportadores para decidir como será daqui para frente, já que o cronograma da colheita será alterado.
“Os exportadores não têm noção do comportamento do mercado, se vai absorver a produção neste primeiro momento e quando voltará ao normal. Por isso, estamos postergando este cronograma”, completa Martins.

Compre do Pequeno

Ciente da necessidade de valorizar os pequenos negócios rurais, garantindo a sustentabilidade da produção baiana, o Sebrae lançou a campanha Compre do Pequeno Produtor Rural. O projeto pretende iniciar com os segmentos de fruticultura e leite e derivados, já que são alguns dos mais atingidos com a pandemia.

Com a campanha, o Sebrae Bahia objetiva contribuir com a retomada das vendas dos produtos, incentivar o aumento do consumo de frutas, lácteos, dentre outros alimentos produzidos pelos pequenos produtores e produtos da Bahia, contribuir no escoamento da produção e sensibilizar a sociedade em geral para as dificuldades enfrentadas pelos produtores no atual cenário.

Além disso, a entidade busca sensibilizar o poder público, principalmente prefeituras, para inserir nas cestas básicas que estão sendo distribuídas o leite e uma fruta, já que os alimentos serão consumidos rapidamente e a distribuição atual não contempla os alimentos perecíveis.

Ações

Neste período de pandemia, o Sebrae Bahia tem desenvolvido também ações de formação e capacitação online de empreendedores. São cursos, consultorias e infoprodutos sobre gestão financeira, marketing e comunicação, logística e muitos outros temas disponíveis. As informações completas podem ser obtidas no site do Sebrae Presente com Você, ou por meio da Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.